domingo, 9 de novembro de 2008

6° EIV, inscrições até 13/11 !!

6º Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de Reforma Agrária e Atingidos/as por Barragens do Estado de MG

"Não teme enfrentar, não teme ouvir, não teme o desvelamento do mundo. Não teme o encontro com o povo.Não teme o diálogo com ele, de que resulta o crescente saber de ambos. Não se sente dono do tempo, nem dono dos homens e das mulheres, nem libertador dos oprimidos. Com eles se compromete, dentro do tempo, para com eles lutar”. Paulo freire - Pedagogia do Oprimido.

Companheiros/ as, nós, do Movimento Estudantil de Minas Gerais, desenvolvemos há 6 anos o Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de Reforma Agrária, e desde o ano passado, também em áreas de atingidos/as por barragens, em nível estadual. Trata-se de uma atividade permanente de aliança entre Movimentos Sociais, e que aqui no estado tem nos gerado grandes frutos, notadamente no âmbito da articulação entre escolas e entidades estaduais. Propomos através do Estágio, o despertar de consciência crítica nos estudantes a partir da vivência da realidade dos Movimentos Camponeses, e da reflexão e teorização da realidade social, cultural e econômica do nosso país. O EIV possui um método que possibilita atingir nossos objetivos de formação e organização estudantil. E que nada tem de “extensão universitária”, pois nosso estágio, carinhosamente chamado de EIV, é totalmente autônomo e avesso às grades curriculares, metodologias, olhares etnocêntricos ou mesmo qualquer vinculação à academia e sua forma de tratar a relação universidade- sociedade. Se olharmos mais de perto, e pesquisarmos a história, também de inovação não há nada, talvez, apenas tivemos a originalidade e justeza de adaptar dialeticamente a realidade que nos encontramos a algumas propostas já usadas em outras épocas da luta de classes. A metodologia de vivenciar o seio das classes camponesas em luta, participando de todo seu cotidiano, de forma a quebrar preconceitos e paradigmas cristalizados e valendo-se do trabalho e da vida rural como elemento pedagógico e educativo já fora usado antes. Podemos dizer que a presença de uma forte inserção do EIV neste meio (universitário mineiro) deve-se, em boa parte, a esta experiência inovadora de casar as lutas do ME às dos Movimentos Sociais Populares, construindo pautas e agendas comuns, e realizando ações conjuntas. Nesta 6ª edição do EIV MG procuramos, novamente, nos desafiar a construir um Estágio que possibilite o encontro e a formação de lutadores/as estudantis, que através do diálogo e do aprendizado com o povo, com ele se comprometam e com ele lutem, como nos ensina Paulo Freire, seja dentro da Universidade e também fora de seus muros.

Bom camaradas, gostaríamos de socializar com vocês esta reflexão, e incentivá-los a participar e construir conosco o 6º Estágio Interdisciplinar de Vivência de Minas Gerais. O EIV-MG ocorrerá entre os dias 28 de dezembro de 2008 e 22 de janeiro de 2009, em Belo Horizonte. As inscrições se iniciam no dia 15 de outubro e estarão abertas até dia 13 de novembro.

Para se inscrever, preencha a Ficha de Inscrição em anexo e envie para: eivmg6@yahoo.com.br. Para conhecer mais sobre o EIV MG e baixar a ficha de inscrição: http://www.vestiario.org/eiv.

Saudações Revolucionárias,

Comissão Organizadora do VI EIV MG:

FEAB, ABEEF, ABEF, DCE UFMG, DCE UFU, DCE UFSJ, DCE UFJF, DCE UFV, DCE UFVJM, DATO, DATEM, DAMAR, DAFAFAR, DAFAFICH, DA ENGENHARIA, DA ICB, CACOM, CIRANDA LIBERDADE, ESPAÇO SAÚDE, CONTRA-MOLA, MST, MAB E MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

Para mais informações: eivmg6@yahoo.com.br

Nenhum comentário: