segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Problema Na UFSJ. Enfermagem na luta!!!!

Fique Atento aos problemas que nos rodeiam.

Nota de Apoio aos problemas apresentados na UFSJ.

Veja abaixo o que esta acontecendo:

Olá, bem?
Primeiramente agradeço por vcs estarem nos dando apoio, pois ser calouros e veteranos de uma universidade tem sido uma tarefa bem complicada!
Pois bem, a UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rey, Minas Gerais, campus Divinópolis esta passando por muitos problemas principalmente os cursos de Enfermagem e Medicina. Há alguns meses, ou talvez desde quando a faculdade foi aberta, nossos cursos enfrentam grandes problemas como o nosso currículo foi feito, com a falta de salas, laboratórios, e professores.
Para ficar de mais fácil entendimento, vou fazer um dossiê desde o início das aulas. O aulas eram pra começar em março (não me recordo do dia) ,mas continuamente eles mudavam o dia começando só no dia 02 de abril. No primeiro dia de aula, teve simplesmente vários discursos políticos. Perguntamos o porque que nossas aulas foram sendo adiadas, e a resposta estava clara, o campus estava em construção ainda. Não tinha nenhuma sala pronta, o refeitório ainda estava super inacabado e nem banheiros estava prontos. Ficamos mais de um mês nessa situação. E até hoje ainda enfrentamos muitos problemas quanto a infra-estrutura, pois o terceiro andar do prédio ainda está em tijolos e pedras e tem só duas salas de aula para 4 cursos. Pois bem, mas o problema da universidade ainda não estava só em infra estrutura, no início nem havia professores suficientes para termos aulas!O curso de Enfermagem foi aberto só com 3 enfermeiros concursados e o de Medicina com 1 medico concursado e 2 substitutos. Nas primeiras semanas tínhamos só 2 aulas por semana, digo aulas não, mas sim reuniões de grupo para discutir situações problemas. Vou explicar melhor, o método de ensino usado pela universidade. A UFSJ defende a idéia de um novo curso de enfermagem e medicina, usando um projeto político pedagógico irreverente. Os dois cursos estudam junto ate o 4 período, visa inserir o aluno na prática desde o inicio, visa discutir situações problemas em pequenos grupos,com assuntos mais freqüentes em PSFs. O projeto no papel é bem legal, bem inovador mas isso não foi visto pelos alunos da UFSJ. Nosso 1º foi bem complicado, não tínhamos professores suficientes para dar as matérias básicas que um curso precisa. Tínhamos só biologia celular e molecular, história e políticas da saúde, pequenos grupos e o aluno ir para PSFs. Aulas práticas em laboratórios no 1º período era algo inexistente, pois não havia sala, e muito menos peças para o estudo, só alguns microscópios. Também, um assunto que muito nos preocupava, pois nossa faculdade não tem cadáver para o estudo de anatomia, só alguns manequins e peças anatômicas de plástico. Alguns alunos procuraram a reitoria para reivindicar sobre esses problemas, mas isso não foi resolvido, só teve umas discussões na qual a diretoria logo tratou de abafar esses assuntos,afirmando que isso só resolveria através da criação de um colegiado de curso. Assim como nossos cursos são juntos ficara decidido que um único colegiado iria ser montando. Após montado esse colegiado, a diretoria fiz inúmeras reuniões mas nada fora resolvido.

E assim terminou nosso 1º período, com pouquíssimos professores, poucas aulas, pouca organização e explicações da diretoria para com nós alunos. O 2º período inicia-se em agosto, dia 15, com algumas novidades. Começou com uma matéria chamada de base morfofuncional que inclui: histologia,anatomia , fisiologia, semiologia, bioquímica e genética. E também outra duas matérias que não é incluída nessa base morfofuncional sendo bioestatística e epidemiologia. Essas matérias que eram para serem vistas no 1º período, estão sendo dadas de uma forma muito incorreta, tipo que é muito conteúdo em um tempo muito pequeno, pois é preciso tirar o atraso do período anterior. O corpo docente foi aumentado um pouco, mas ainda encontra-se muito pequeno para uma universidade, com 5 enfermeiros concursados e 1 substituta, e 2 médicos concursados e 5 substitutos.

Em fim, nós alunos procurávamos a diretoria para sabermos de nossa grade curricular, só que eles não repassam nenhuma informação, alegando que a grade estava sendo modificada. Daí nos fizemos alguns movimentos para reivindicar essa situação. Eles alegaram que teríamos que escolher um coordenador de curso para facilitar a resolução de nossas reclamações. E assim foi feito, cada curso escolheu seu coordenador para ajudar a elaborar uma nova grade curricular. Tive acesso a nova grade que a coordenadora de curso fez, com um todas as matérias e competências necessárias para nosso curso, só que parte da direção afirmou que essa nova grade não vai ser aprovada pelo CONEP, mas ela não nos explicou o motivo dessa não aprovação. Pois bem, além desse problema de grade curricular, alguns meninos de medicina do C.A foram em um congresso em salvador. Lá eles expuseram a situação de nossa universidade e como era de esperar, todos ficaram surpresos, como uma universidade federal funciona nesses moldes. Um assunto que gerou polêmica foi como cursos da área da saúde funcionam sem o estudo no cadáver.. E como cursos podem ter sido abertos com baixo numero de docentes em uma universidade federal? Uma outra questão foi bastante discutida, como uma universidade federal com grande problemas de grade curricular e infra – estrutura abriu vagas para o vestibular 2009 com mais 200 vagas? Os alunos do C.A de medicina procuraram um representante do MEC informando de toda situação do campus, ele afirmou que essa semana mais precisamente dia 30, quinta-feira ele vai a nossa faculdade para fazer um relatório para ser envidado para o MEC.

Pois bem, é com embasamento nessas questões ditas acima, que nessa semana, os alunos de Enfermagem e Medicina estão fazendo uma paralisação para mostrar a reitoria da UFSJ, o representante do MEC e a todos que não tem como uma universidade nessa situação receber não mais 50 alunos por curso, mais sim 100 alunos como esta escrito no edital da faculdade. Também é para mostrar a reitoria que as desculpas que ele usam para abafar essa entrada como por exemplo,o reitor diz que ele vai construir um prédio e terminar o 3 andar para o ano que vem! Só que não precisa sem um gênio para ver que isso é algo impossível! Que só salas de aula não vão comportar esse grande numero de alunos, e os laboratórios? bibliotecas? e professores? E também para tentar nos acalmar perante essa situação, alguns membros da diretória do campus afirmam que vão alugar um prédio para receber os novos alunos. Um ano já se passou, e problema da UFSJ ainda não fora resolvido!E por isso que estamos inconformados e muito preocupados para resolvermos logo essa situação. Como receber 400 alunos em 2009?

Fizemos uma pauta de reivindicações para quando o representante do MEC, chamado Brenelli, vir Mas não resolveu nada!!!

PAUTA DE REINVINDICAÇÕES:

1. Vestibular

- Cancelamento do vestibular;

Condições mínimas: adiamento do vestibular, adiamento das aulas, redução do número de vagas para 50, ou dois vestibulares ao ano (realização do vestibular no meio do ano apenas se houver infra-estrutura adequada).

2. Currículo

- Aprovação do currículo proposto pelos professores (previamente aprovado pelos discentes e conselhos regionais – COREN e CRM).

3. Corpo docente

- Corpo docente que atenda as diretrizes mínimas dos cursos de Enfermagem e Medicina (número e qualificação dos docentes condizentes com as exigências impostas pelo MEC).

- Edital mais flexível quanto às exigências da qualificação dos docentes.

- Edital de contratação de professores vinculado ao currículo aprovado.

4. Infra-estrutura

- Planta pronta com vistoria de médicos, enfermeiros, conselhos com a supervisão de órgãos independentes e discentes.

- Abertura imediata (em caráter de urgência) das licitações da planta arquitetônica e da empresa responsável pela obra.

- Especificações do espaço físico quanto o destino das salas, laboratórios, anfiteatros, bibliotecas, refeitório, etc.

- Esclarecimento e apresentação de propostas documentadas quanto ao estágio nos níveis secundário e terciário.

5. Visita do MEC

- Intervenção imediata.

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