sexta-feira, 20 de março de 2009

IV CURSO DE SAÚDE MENTAL

Estão abertas as inscrições para o
IV Curso Interdisciplinar de Formação Político Profissional em Saúde Mental
POR UMA
SOCIEDADE SEM
MANICÔMIOS


Nos últimos 20 anos, a luta de trabalhadores, familiares e usuários dos serviços de Saúde Mental, possibilitou uma significativa mudança no modelo público de atendimento aos portadores de sofrimento mental. De um passado manicomial em que o cuidado ao louco se fazia através da exclusão, da parede e do silêncio, se constrói um futuro no qual a autonomia, a voz e liberdade são centrais.

A luta antimanicomial, através de sua Reforma Psiquiátrica, caminhou muito nesse período e Belo Horizonte é um exemplo marcante dessa trajetória. Foram construídos sete Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAM’s), que respondem pela grande maioria das urgências psiquiátricas da cidade. Junto disso, foram descredenciados pelo SUS, cerca de 300 leitos de hospitais psiquiátricos.

Os avanços da Reforma Psiquiátrica são notáveis, mas alguns pontos centrais têm que ser ressaltados: primeiro, ainda temos muito que avançar e a Reforma Psiquiátrica só se efetivará com a extinção completa dos manicômios e com a construção de uma rede substitutiva capaz de cuidar da loucura em liberdade; segundo, a história não é linear, ela tem idas, vindas, voltas e esquinas; e terceiro, o fim do manicômio não está dado. Nossa luta tem que se dar dia após dia.

Nós, do Movimento Estudantil e dos movimentos sociais da luta antimanicomial, avaliamos que um dos desafios que estão colocados para a nossa luta é o ensino universitário. A Universidade em geral e a UFMG em particular, tem demonstrado uma total alienação frente ao debate e aos rumos da Reforma Psiquiátrica. É impressionante como a UFMG, localizada na cidade onde talvez a Reforma esteja mais avançada, simplesmente se nega a discutir o tema!

Estrutura do Curso, Pré-Requisitos e Inscrição

O Curso se organiza da seguinte forma: 04 horas semanais em algum dos dispositivos da Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte (CERSAM, Centro de Convivência ou Equipe de Saúde Mental vinculada à Atenção Primária). O cenário de prática é FIXO POR TODO O SEMESTRE. Além da prática, o curso conta com aulas teóricas quinzenais, que ocorrem aos sábados, no Campus Saúde da UFMG, em que são discutidos temas vinculados à clínica, aos princípios e a História da Reforma Psiquiátrica, além de temas vinculados à Saúde Pública em geral.

São pré-requisitos para o curso, a disponibilidade de quatro horas semanais, além das três horas nas manhãs de sábado; ser aluno da UFMG e PRINCIPALMENTE, ter o compromisso com o curso.

INSCRIÇÃO: Para baixar a ficha de inscrição http://cursodesaudemental.blogspot.com , e envie para cursodesaudemental@yahoo.com.br

PRAZO: A ficha devidamente preenchida deverá ser enviada até o dia 26/03

RESULTADO: dia 28/03 será divulgado por e-mail.



FICHA DE INSCRIÇÃO
Ficha de inscrição para o Curso de formação política e profissional em saúde mental
NOME:
CURSO:
CONTATO:
E-mail:
TEL:
1) Como ficou sabendo do curso?
2) Por que você quer fazer o curso?
3) O que você acha (supõe, pensa, sabe...) em relação à luta antimanicomial?
4) O que você espera do curso?
Disponibilidades:


Saudações antimanicomiais,Comissão organizadora do IV Curso de Saúde Mental.

Nenhum comentário: